Como são as coisas

Como são as coisas…
Hoje faz um ano que consegui meu título de doutorado…
Ontem, no intervalo entre os tempos, um aluno me perguntava interessado sobre a minha carreira.
Antes disso eu estava explicando sobre as teorias da computação. A aula de estrutura de dados exigia que o aluno entendesse a diferença entre passagem por valor e passagem por referência. Complicado pra quem nunca viu.
Percebi, então, o quanto eles precisam se motivar. Além da minha nada ortodoxa maneira de conduzir uma aula, de vez em quando abordo assuntos correlatos à vida profissional. Exemplos reais e histórias de aplicação sempre com algum humor.
Quando o aluno me questionou, eu não tinha muito tempo para contar tanta coisa por causa do intervalo de 10 minutos. Em voz baixa, superficialmente, falei sobre a minha trajetória.
Seus olhos direcionavam admiração. Percebi alguns alunos tentando prestar atenção ao que eu dizia. Muitos me cumprimentaram. Um deles, “reprimindo” o colega, disse:
– A história do Pablo é quase uma lenda. Ele não conhece?
Dei o restante da aula.
Pensei naquilo que o aluno disse. Lembrei do reconhecimento dos meus alunos e meus pares na Marinha e na Estácio. Fui dirigindo pra casa com centenas de flashes na minha cabeça. De momentos sofridos a outros apavorantes. Euforias, tristezas e voltas por cima.
Uma angústia me abateu. Dos objetivos ou necessidades, me perguntei o que viria agora. Com 34 anos, pela primeira vez, me vi sem gana.
Não que eu tenha conseguido tudo que eu queria. Nada disso. O que aconteceu foi um fenômeno estranho, nada costumeiro. Uma apatia quase baseada numa possibilidade vã de luta.


2 respostas para “Como são as coisas”

  1. Já tinha ouvido falar de você, e hoje tive a minha primeira aula, confesso que
    fiquei muito motivado pela sua historia, a forma como leciona me dá esperança
    de ser um profissional na área,
    apesar de estar completando os meus 30 anos, e já ter desistido da primeira faculdade, ainda acredito que poderei ser um desenvolvedor de sucesso, seguindo os seus passos.
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *